
Voa Brasil: o programa que promete, mas será que vai?
O tão aguardado “Voa Brasil” está prestes a se tornar uma realidade. Após uma série de adiamentos, o lançamento oficial está marcado para 17 de abril de 2024.
O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou essa data com grande expectativa.
Mas será que agora vai? Vamos entender um pouco mais sobre o programa:
O que é o Voa Brasil?
Bom, o “Voa Brasil” é um programa do governo federal que promete democratizar o acesso a passagens aéreas. A ideia é oferecer voos com tarifas acessíveis, com passagens custando até R$ 200. Benzadeus, consegue imaginar?!
Mas quem terá direito?
No primeiro momento, a ideia é atender cerca de 21 milhões de aposentados do INSS com renda de até dois salários-mínimos, além de 700 mil alunos do ProUni. O foco principal são as pessoas que nunca viajaram de avião ou que não tenham voado nos últimos 12 meses.
De acordo com o Ministério, estão previstas cinco milhões de passagens, todas pelo valor de R$ 200. Uma baita oportunidade, não é mesmo?
Como vai funcionar?
Aqui vem um detalhe interessante: o governo não vai subsidiar nada, não vai colocar grana pública nisso. A sacada é aproveitar os assentos vazios nos voos das companhias aéreas. Sabe aqueles voos em que tem lugares sobrando? Então, é disso que eles estão falando.
A ociosidade chegou a cerca de 20% em alguns meses de 2023, de acordo com a Anac. E pra quem tá na dúvida, as companhias aéreas Latam, Gol e Azul já confirmaram participação no programa.
Sai ou não sai do papel?
Agora, com a data de lançamento definida, resta saber se o “Voa Brasil” finalmente decola e se torna uma realidade para milhões de brasileiros.
E aí, qual a sua opinião? Deixe aqui nos comentários!

