
O presente de ser mãe: uma história de descobertas e amor
Quando a vida nos surpreende com uma gravidez não planejada, é como se o chão se abrisse sob nossos pés. Muitos falam que é um presente, nos parabenizam por essa nova vida que cresce dentro de nós, porém enxergar dessa forma pode ser um desafio e tanto. E comigo foi assim…
É um processo de autoconhecimento e aceitação até entender e assimilar. Um caminho que pode ser percorrido com passos lentos ou rápidos, e está tudo bem. Durante esse período, que levou alguns meses, eu revivi e conheci histórias de muitas mães. Cada uma com uma experiência única com a maternidade.
Começando pela minha mãe, a única que mencionarei aqui. Uma mulher de força incomparável e uma determinação inabalável. Teve 2 filhas, vivendo uma vida bem tradicional, mas não deixou de enfrentar desafios e sacrifícios para proporcionar o melhor para as suas meninas. Ensinou na base da simplicidade e do amor que tudo é possível quando lutamos pelo que acreditamos.
Enquanto ainda estava desacreditada, recordei a história de uma outra mulher que sonhava desde muito jovem em ser mãe, mas a vida tinha outros planos para ela. Apesar das diversas tentativas frustradas, ela se tornou uma mãe amorosa para todos ao seu redor, mostrando que o amor que transbordava em seu coração poderia ser compartilhado de outras maneiras.
Também me lembrei de uma outra mãe que foi surpreendida pela maternidade enquanto ainda estava na faculdade, sem planos definidos, mas que teve um parceiro incrível que abraçou essa notícia com amor e dedicação.
E como poderia esquecer daquela mãe que enfrentou uma decisão difícil em uma idade precoce, mas que mais tarde encontrou a estabilidade necessária para construir uma família linda?
Ou daquela que, após lutas e tentativas frustradas, recebeu o presente precioso de cuidar de uma criança que não nasceu de seu ventre, mas que é amada como se fosse? E fico aqui imaginando o quanto foi difícil para a mãe biológica tomar essa decisão…
Conheci também uma mãe que, no impulso e sem pensar demais, resolveu interromper a gestação, e outra que decidiu não prosseguir, mas no final deu a luz a um filho incrivelmente saudável.
E agora eu te pergunto: quantas mães compartilham dessas mesmas histórias? E mais, elas deixam de ser mães por causa de suas escolhas?
O que todas essas mulheres têm em comum, apesar das adversidades, é a força, a coragem e o amor incondicional. Pra mim, nenhuma delas deixa de ser mãe. Elas fizeram escolhas, enfrentaram desafios e carregam cicatrizes que ninguém nunca será capaz de apagar.
Elas nem imaginam, mas a bravura de cada uma delas me inspirou e me fez acreditar que sou capaz de aceitar esse presente maravilhoso. Por isso, hoje, no dia das mães, quero honrar e abraçar todas essas mulheres, que de uma forma ou de outra, são mães. Elas fazem parte da minha história e me ensinaram lições valiosas sobre amor e resiliência.
Feliz dia das mães, mulheres fortes e guerreiras!
Quer acompanhar mais sobre essa a minha trajetória pela maternidade? Então, não deixe de me seguir no instagram.


2 Comentários
Elaine Mariano Cervantes
Me encaixo na história da mãe que desde muito jovem sonhava em ser mãe, mas a vida tinha outro propósito e hoje sou mamãe de muitos pets e uma tia cheia de amor pra dar😘